Metrô: modo de usar

Para tirar o máximo de sua visita a NYC, além de andar muito, o metrô será seu melhor aliado. Eu sempre fui fã desse meio de transporte porque além de rápido é otimo para encurta distâncias and save some legs!

Graças a um artigo da revista Time Out descobri que agora as estações possuem sinalização informando o melhor lugar da plataforma para fazer transferência entre linhas. O que já era muito bom ficou sensacional! Resolvi fazer esse post com dicas sobre como usar o metrô e, claro, incluindo essa novidade.

1. Veja o mapa e baixe o app

O mapa geralmente está nos guias distribuídos em hotéis, mas também pode ser baixado do site da MTA, o que é recomendável para ter a versão mais atualizada. Este é o link: http://www.mta.info/maps/submap.html

O app NYC Subway (para iOS) tem várias funcionalidades: permite traçar rotas (super útil para descobrir que linhas usar), informa sobre mudanças de últimas hora (estações fechadas, anormalidade no serviço etc) e funciona offline, ótimo para quando se está perdido dentro do metrô e sem conexão!

2. Descubra qual é a linha ideal para o seu destino

O primeiro passo é entender qual será a direção: Uptown (quando os números das ruas aumenta, 42, 43…) e Downtown (quando os números das ruas diminuem). Fique atento que são as ruas (Streets) que definem essa direção e não as avenidas (Avenues).

Saber isso também é importante ao entrar no metrô: em algumas estações as entradas são somente para Uptown ou Downton. E na maioria das vezes se você entrar errado não terá como atravessar para o outro lado da estação, ou seja, terá que sair, procurar a entrada correta e pagar a entrada novamente! OK, eu já fiz isso algumas vezes por distração, acontece nas melhores famílias rs

Sabendo isso, veja no mapa qual a linha mais próxima do endereço desejado.

Subway map

3. Escolha o trem local ou express

OK, você descobriu qual é a linha, mas antes de entrar no trem:

– tenha certeza que irá parar na estação desejada. Por exemplo, seu destino é a Broadway com a 84th St e você está na Times Square.  A melhor linha é a vermelha 1, 2, 3 na direção Up Town, e a estação mais próxima é a 86th St, mas note no mapa que somente a linha 1 para nessa estação.  Se você pegar os trens 2 ou 3 poderá descer na 66th St ou na 96th St. Isso porque existem trens “Local” (param em quase todas as estações) e os ” Express” (que param somente nas principais). No mapa é possível ver quais linhas param em cada estação.

– sabendo qual é a linha que irá pegar, ao chegar na plataforma, basta prestar atenção de que lado está o trem local e o express (as sinalizações ficam logo no final das escadas ao chegar na plataforma).

 4. Fazendo transferências entre linhas

Algumas estações são enormes, como a 34th St (Penny Station) e Times Square (42nd St), ainda assim prestando atenção à sinalização vale e pena fazer transferências para chegar mais próximo ao local desejado.

E agora que as sinalizações foram aprimoradas ficou melhor ainda: é possível saber qual o melhor lugar a plataforma para fazer a sua transferência! Foto

NY Sub TimeOut Photograph courtesy Efficient Passenger Project

5. Comprando o Metrocard

Deixei por último porque primeiro você precisava se convencer de que esse é um excelente meio de transporte 😉

Na maioria das estações você irá se deparar com máquinas de auto atendimento. Não se assuste, não é nada complicado. Existem algumas opções e vou indicar quais as melhores:

– Por valores: cartões com valores pré-pagos ($10, $20…) é bom porque cada vez que usar, assim que passar o cartão, na própria catraca, saberá qual o saldo disponível.

– Weekly Unlimited Ride: é a melhor opção para quem vai ficar mais de uma semana, principalmente se você for usar bastante o metrô durante uma semana ou mais (economicamente falando também). Mas atenção: é para uso individual, não dá para dividir, já que após ser usado na catraca só poderá ser usado novamente apos 30 minutos.

Por último, às vezes o cartão não passa… tenha paciência e tente novamente (1, 2, 3  vezes) porque acontece, mas funciona! Se começar a dar muito problema, em qualquer estação que tenha um quiosque de atendimento, você pode pedir para transferir o seu saldo para um cartão novo.

É isso, espero que seja útil 😉

Até a próxima,

Vânia Gracio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s