Onde ficar

Antes de mais nada: localize-se!

Ajudando amigos em sua primeira visita a NYC percebi que escolher onde ficar não é tão fácil. Porque se você não olhar antes o mapa e entender como funciona a divisão da cidade corre o risco de gastar em transporte o que economizou na diária! Hotéis situados em New Jersey,  Brooklin, Queens, Bronx, Harlem e próximos a aeroportos ficam distante de tudo o que interessa. E você não vai querer perder horas preciosas do seu dia no metrô, táxi, carruagem …

Ou seja, fique em Manhattan. O bairro vai depender do seu estilo (luxo, turista ou agitação) e do quanto pretende ou pode desembolsar.

Luxo: Upper East Side e Midtown East são os melhores. O Soho também tem ótimos hotéis se você não fizer questão de ficar colado nas lojas de grifes da 5 Av. A Times Square oferece bons hotéis, mas se você não gosta de ficar na área mais turística da cidade, esqueça!

Turista típico: as áreas da Times Square e MidTown  concentram o maior número de hóteis de categoria turística. É uma boa opção para quem vai pela primeira vez para ficar bem perto de tudo. Na próxima, você já conhecerá a cidade e poderá optar por uma região mais tranquila.

Agitação: se esse é o seu estilo, o bom é ficar em bairros mais descolados, perto da agitação, mas em hotéis mais alternativos. E isso não significa ficar no centro do barulho. Boas opções: Chelsea (é o bairro GLS, mas em NYC não existem restrições aparentes. Thank God!), Greenwich Village, Soho, Nolita, Noho.

Hotel ou Apartamento?

Novamente, vai depender do que cabe no seu bolso. Em geral, o apartamento oferece melhor custoxbenefício para grupos a partir de 3 pessoas. Quem viaja sozinho pode pesquisar hotéis, hostels ou optar por alugar um quarto no apartamento de algum morador. Sim, isso é possível e seguro especialmente para quem quer ter dicas de um “insider”. É uma questão de estilo de cada um.

Indo ao que interessa vou indicar hotéis e serviços que já usei e sei que funcionam, pois a escolha vai depender do gosto/bolso de cada um.

Hotel de Luxo: Hudson New York é um hotel boutique lindo, moderno e com um dos bares mais espetaculares de Manhattan. Fica na  356 West 58th St, perto do Central Park, da 5Ave e várias outras atrações.

Hotéis de categoria turística: existem vários. Vou citar dois que considero OK (boa localização, limpo e preço razoável). Você poder pesquisar outros nos links de pesquisa sugeridos na sequência:

Hotel Pennsylvania: fica na 401 7 Ave com a 33 St em frente à Penn Station (estação de metrô e trens) e ao Madison Square Garden (uma das maiores casas de espetáculos de NYC). É um hotel razoável, limpo, bem localizado e com bons preços. Ótimo para quem vai pela primeira vez e, como eu, prefere usar seu dinheiro em passeios e compras. Vamos ser realistas: se você realmente quer aproveitar o máximo de Nova York  só usará o quarto para tomar banho e dormir!

Hilton Garden Inn Times Square: este hotel é novo e muito bem localizado, pois você fica pertinho da agitação da Broadway, mas por estar localizado na 8Ave, você estará de costas para o barulho 😉 Ótima opção.

Descolado/alternativo: se você não faz questão de ter alguém carregando suas malas (algo raro também nos hotéis de classe turística), mas quer estar perto de lugares legais, essa é uma opção para você! Use o AirBnB, alugue um apartamento e sinta-se um New Yorker! Continue lendo para ter mais dicas. Nos últimos anos essa tem sido a minha escolha e, a cada viagem, tenho uma surpresa melhor que a anterior 😉

Mais opções de hospedagem: agora que você já se localizou um pouco, vale procurar mais.

Hoteis.com: os preços são bem parecidos com os oferecidos pelo Expedia.com, com a vantagem de já estar em R$. O pagamento é à vista, mas é justamente isso que garante um bom preço. E quanto antes você reservar (o que significa algo em torno de 3 meses), melhor será a tarifa. Se tiver dúvidas, faça a reserva por telefone, o atendimento é bem atencioso: 0800-891-3841.

Kayak: aqui você encontrará tudo o que precisa para a sua viagem: passagens mais baratas, hotéis, pacotes, locação de carros. Por ser um metabuscador, em um único site terá todos os forneceores e preços em Reais, poderá comparar e escolher o melhor. Recomendo!

Airbnb: esse é o site ideal para alugar um apartamento todo ou só um quarto. É seguro, pois o site atua como um intermediário, pagando o proprietário somente após a sua estada. Mas é sempre bom ter o cuidado de pesquisar organizando os resultados por “Recomendados”. Além disso, leia as avaliações de quem já se hospedou no local de seu interesse, veja o perfil do proprietário e a descrição detalhada do apartamento ou quarto. Em muitos casos existem restrições ao fumo, entrada de animais de estimação e quantidade de pessoas no local, já que isso interfere no valor da diária. Depois de escolher o que lhe agrada, você deve enviar um email ao proprietário descrevendo seu perfil e o propósito da sua viagem, o que é uma espécie de proteção a quem aluga para não receber baderneiros ou quem não irá pagar. Mediante a aceitação você fará o pagamento de acordo com os meios de pagamentos oferecidos, que podem ser cartão de crédito, transferência bancária ou conta no PayPal. Pode parecer mais burocrático, mas é bem simples e ter a sensação de morar em NYC vale a pena. Ah, os apês mais legais são antigos e não costumam ter elevador, fique de olho se você não curte escadas.

Dicas úteis!

  • Algo muito comum é encontrar preços ótimos para quartos com banheiro coletivo! Olhe bem as fotos e leia com atenção a descrição do quarto e do que está incluso na tarifa.
  • Café da manhã incluso na tarifa é algo raro em NYC, mas pode acontecer. Apenas fique atento para prever esse adicional em seu orçamento.
  • Conexão à Internet também tem restrições. Quando está inclusa na diária (complimentary=free), geralmente está disponível somente no saguão do hotel. Em geral Internet Wi-Fi é cobrada por hora. Veja a tabela de preços antes de começar a usar.
  • Não use o telefone do quarto para fazer ligações interurbanas pois são caríssimas. Ligações para os EUA são acessíveis, às vezes nem são cobradas. Para ligar para o Brasil, prefira apps do seu smartphone como WhatsApp, Skype, Face Time.
  • Frigobar em NYC significa uma geladeira vazia onde você pode colocar o que quiser! Ótima opção para economizar, tendo besteiras para se divertir até a próxima refeição. Ou enquanto espera suas amigas ficarem prontas para sair 😉
  • Os hotéis costumam ter máquinas de gelo, refrigerante e snacks em andares alternados . É bom guardar moedas e notas menores para usá-las.

Um comentário sobre “Onde ficar

  1. Já ficamos no Hotel 31 (31st street) e no Hotel 17 (17th street), ambos dos mesmos donos e mesmo esquema: quarto com pia + banheiro no corredor, mas super limpinho, eles têm gente limpando toda hora e são 2 banheiros grandes por corredor, então sempre tem um livre e limpo. Nada a reclamar e boas diárias (uns U$ 150). Valeu a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s